O raio-X digital é um equipamento que realiza o procedimento radiográfico de maneira digital. Ele é feito através de placas de circuitos que enviam a imagem obtida no procedimento diretamente para o computador do médico.
Esse recurso otimiza o tempo de exame quando comparado com o método convencional, oferece maior segurança ao paciente (uma vez que os níveis de exposição aos raios são menores) e resulta em imagens com mais qualidade, conferindo maior precisão ao diagnóstico.
Este procedimento é recomendado quando o profissional necessita visualizar com detalhes a estrutura da boca do paciente, podendo analisar até mesmo o interior das gengivas. Por isso, o raio-X digital pode ser utilizado para implantes, tratamento de canal e exodontia, entre muitos outros.
A máquina que é responsável por realizar o raio-X digital é acionada, emanando partículas que passam pelo corpo do indivíduo. Elas são capturadas por uma placa de circuitos sensíveis à radiação, equipamento que concebe a imagem e a envia imediatamente ao computador do profissional, conferindo assim maior rapidez e qualidade ao exame.