A periodontia é um ramo da odontologia, considerada como uma prática para higiene oral, cuja função é prevenir e tratar doenças que afetam os tecidos essenciais para o sustento e proteção de toda a arcada dentária, em especial, a gengiva.
Maus hábitos como a higienização bucal precária, má alimentação, tabagismo, entre outros, contribuem de maneira direta com a instalação de bactérias na gengiva, de modo em que a mesma acaba se tornando fragilizada.
O tratamento periodontal é recomendado para remoção de placas bacterianas e tártaros, para minimizar as infecções bucais, curar inflamações e sangramento gengival, assim como, aperfeiçoar a estética bucal das regiões com retração de gengiva, além de também atuar na prevenção de condições que acarretam no enfraquecimento ou perda dos dentes, como a periodontite.
Para os casos de doença periodontal, é realizada uma raspagem e alisamento – manual ou com o auxílio de aparelhos próprios –, para ser feita a remoção dos cálculos dentários ou tártaros, que estão localizados abaixo da linha da gengiva. É então feito o polimento dos dentes, para restaurar os tecidos que os circundam.