Na sociedade atual, a nossa apresentação é indispensável, e uma boa aparência certamente começa pelo sorriso.
Os sorrisos “perfeitos”, vistos antes somente em cinemas ou novelas, agora são uma realidade entre o grande público, possível com a aplicação das lentes de contato dentais ou das facetas dentárias.
Os dois procedimentos visam, através de finas próteses e placas colocadas nos dentes, reparar leves falhas como dentes trincados, manchados, desalinhados ou com espaçamentos. Dessa forma, o paciente adquire um sorriso mais harmônico com todo o rosto, sem deixar de lado a aparência natural.
Antes de fixar as lentes e as facetas nos pacientes, é necessário que o profissional responsável faça uma avaliação que confirme se o paciente está apto ou não ao método.
O procedimento deve ser evitado quando o dentista analisa que o paciente não possui uma boa higiene e tem alto risco de cáries. Dentes sobrepostos, má oclusão e diminuição do esmalte também são outros impedidores. Antes de fixar lentes ou facetas, é necessário que o paciente trate esses problemas.
O procedimento da aplicação das facetas consiste na confecção personalizada de lâminas de porcelana ou resina, de acordo com a preferência do paciente. Durante a fixação, o dentista retira uma pequena quantidade da superfície dental, colando as facetas com cimento resinoso.
Na aplicação das lentes de contato, o dentista prepara um molde personalizado que passa pelo crivo do paciente. Após a aprovação, é aplicado um ácido nos dentes, que os torna porosos, colocando então um cimento adesivo e siliano. É através desse químico que é feita a ligação entre o cimento e a porcelana.