O bruxismo é caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes de maneira involuntária por parte do paciente. Quando não tratado da maneira correta, é capaz de provocar o desgaste dental, dor na musculatura, fortes e constantes dores de cabeça, hipertrofia e doenças periodontais.
O uso das placas estabilizadoras, conhecidas popularmente como placas para bruxismo, são o meio mais eficiente até então de combater essa patologia, seja ela noturna ou diurna. As placas para o tratamento podem ser macias, com material de silicone, ou miorrelaxantes em acrílico, um material bem mais rígido.
O tratamento é recomendado assim que o paciente é diagnosticado com o bruxismo, pois evita maiores danos à saúde bucal.
As placas, sejam elas de acrílico ou silicone, têm a função de aliviar as articulações mandibulares, induzir o relaxamento muscular e preservar os dentes do desgaste causado pelo ranger dental.
A placa de silicone costuma ser escolhida por ser a mais confortável para o paciente. Porém, essa placa tem algumas desvantagens. Por ser constituída por material poroso, há proliferação de bactérias, o que prejudica a higiene bucal e provoca mau hálito no paciente.
Já a placa de acrílico é um pouco mais desconfortável, porém é preparada exclusivamente para o tratamento de bruxismo, com um espaçamento específico que impede que a boca se feche, provocando então a sensação de relaxamento da musculatura e da mandíbula.