A úlcera oral ou aftosa, conhecida popularmente como afta, é uma lesão na mucosa oral causada pelo conjunto de estomatites aftóides. A afta é considerada uma lesão benigna e, via de regra, tem como único problema a dor e o desconforto que causa no paciente.
A lesão pode surgir em qualquer ponto da mucosa oral, seja na língua, gengiva, bochecha, garganta, úvula ou interior labial. Quando utilizada, a laserterapia tem efeito em todas as fases com efeitos analgésicos, atenuação da afta e aceleramento da cicatrização
Como dito anteriormente, o laser pode ser usado em três fases da afta, quando tratamentos menos invasivos não surtem efeito. É importante ressaltar, no entanto, que a frequência da laserterapia é diferente para cada estágio apresentado, além de possuir diferentes protocolos, comprimento de ondas e energia.
O procedimento é realizado no consultório odontológico com a possibilidade de baixa e alta frequência. No caso da aplicação para afta, a baixa frequência, menos invasiva e sem cortes, é a mais indicada.
O método é indolor e tem como principal meio de funcionamento a emissão de luz diretamente na mucosa, com a ajuda de um aparelho. Por serem multifatoriais, o profissional deve obter o diagnóstico correto da afta para tratá-la com a frequência indicada para o quadro do paciente.