O sorriso é nosso cartão de visitas e, por isso, manter nossos dentes saudáveis é importante não só pelo aspecto estético, mas também para evitar umas série de doenças bucais. A odontologia preventiva consiste em atitudes em que o paciente, orientado pelo seu dentista, busca prevenir as patologias bucais desde a cárie dental até o câncer de boca.
A iniciação da odontologia preventiva deve acontecer desde a infância, onde a criança é ensinada sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.
O contato com a odontologia preventiva é recomendado desde a primeira infância, mesmo que não seja realizado pelo indivíduo. Enquanto os pequenos não têm autonomia, é dever dos pais cuidar da saúde bucal dos filhos. Após atingir uma certa idade, no entanto, as crianças devem sendo encorajadas a escovar os dentes após as refeições e orientadas sobre o uso do fio dental.
O procedimento consiste na orientação do profissional para que o paciente possa cuidar da maneira adequada da higiene bucal no dia a dia, entre elas a maneira correta de escovação, uso do fio dental e enxaguante bucal. Dessa forma, é possível prevenir doenças como gengivite, periodontite e cáries, além de manter a saúde bucal em dia.