O clareamento dental é um dos dos processos estéticos odontológicos mais procurados pelos pacientes.
Nesse processo, o dentista aplica um agente clareador que atinge uma certa camada da estrutura dental, fazendo com que os pigmentos contidos nela reajam quimicamente, refletindo a luz de maneira diferente e gerando a diferença visual de dentes mais claros que os demais.
Como é constantemente procurado, muitos pacientes acreditam que não existe uma contra-indicação para fazer o tratamento dental. Entretanto, existem alguns pontos que impossibilitam o procedimento.
Para que seja realizado o clareamento, o paciente deve estar com a saúde bucal alinhada e em dia. Por isso, problemas como cáries, lesões na mucosa e trincas no esmalte dentário devem ser tratados previamente.
O clareamento geralmente é feito por método à laser, que quebra os pigmentos da estrutura dental e os parte em moléculas menores, refletindo a luz de forma singular e deixando os dentes mais claros e brancos.
O procedimento pode ser feito em apenas uma sessão, dependendo do quadro do paciente. Após o clareamento, é necessário que o indivíduo siga à risca as orientações do seu dentista, para um maior aproveitamento da técnica.